sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Frango do campo com couve e cenoura




Ingredientes:
-Frango
-1 cebola
-Alhos
-Louro
-farinheira
-Massa de pimentão
-Azeite
-2 tomates bem maduros
-2 caldo de frango
-1 copo de vinho branco
-2 cenoura
-pencas


Preparação:
Fazer um refogado com o azeite, cebola e alho. Adicionar uma colher (de sopa) de massa de pimentão e o tomate cortado aos pedaços.
Deixar cozinhar um pouco e adicionar o frango.Frita-se o frango de ambos os lados. Adiciona-se o vinho e a cenoura cortada às rodelas.Deixa-se cozinhar tapado.
À parte cozem-se as pencas em água e sal.
Quando o frango estiver cozido junta-se as pencas previamente cozidas e escorridas e a nossa amiga farinheira.Deixa-se tomar gosto durante uns minutos, envolvendo com muito jeitinho.
Bom Apettite!!!


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Bolo de Laranja



Este é um bolo muito fácil de fazer, mas fica delicioso e não é muito doce.Ideal para quem está em dieta.
Ingredientes:
-1 laranja
-3 ovos
-1 dl óleo
-300 gr de farinha
-1 colher de chá de fermento
-250 gr de açúcar
-margarina para untar a forma
-farinha para polvilhar

Preparação:
Barre forma com margarina e polvilhe com farinha. ligue o forno a 180º.
Descasque a laranja, corte-a em pedaços, deite-os para o liquidificador, junte os ovos e o óleo, ligue e deixe bater até obter uma mistura lisa.
Numa tigela, misture a farinha, o fermento e o açúcar.Junte a mistura da laranja, bata durante 5minutos, verta para a forma e leve ao forno durante 40m.
Verifique a cozedura com um palito, retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme e sirva frio decorado a gosto. Polvilhe com açúcar em pó.
Bom Apettite!!



terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Entrecosto na panela de pressão


Ingredientes:
-2 kg de entrecosto
-4 salsichas frescas 
-sal q.b

Preparação:
Corte o entrecosto e as salsichas em pedaços. Coloque, dentro da panela de pressão, camadas de entrecosto e de salsichas e tempere com muito pouco sal.
Tape a panela, leve ao lume e, quando começar a ferver, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar durante 40 m .
Depois retire o vapor da panela, abra e sirva decorada a gosto. Pode polvilhar-se com salsa picada e acompanhada com arroz.
Bom Apettite!!!

Nota-receita adaptada da revista culinária. 

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Maçã assada com licor de ginja





Ingredientes:
-4 maçãs
-2dl de ginja
-50 gr de manteiga
-papel de alumínio


Preparação:
Retire a parte do meio às maçãs com um descaroçador, descasque-as, envolva-as em papel de alumínio deixando um orifício por cima e coloque-as num tabuleiro.
Regue com a ginja através do orifício, distribua também a manteiga em pedacinhos pelas maçãs e leve ao forno pré-aquecido 180º durante cerca de 20m ou até ficarem cozidas mas firmes.
Retire do forno, deixe arrefecer, rejeite o papel de alumínio, coloque numa travessa e depois sirva regadas com o molho e decoradas a gosto.
Nota-receita adaptada da revista teleculinária.
Bom Apettite!!!

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Procura-se um amigo..



Procura-se um amigo


Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto, dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor.. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar.

Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. Não é preciso que seja puro, nem que seja todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoa tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer. 
Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações de infância. Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim.

Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive.


Vinicius de Moraes

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Espetadinhas de broa com alheira

Alheira: Este enchido típico é feito com carne e gordura de porco, carne de aves, pão, azeite, alho e colorau e pode também incluir carnes de caça, nomeadamente perdiz ou coelho. A sua textura permitem fazer óptimos recheios e pastas.





Ingredientes:
-1 alheira
-350 gr de broa
-azeitonas recheadas
-salsa q.b
-azeite para fritar a broa
-palitos

Preparação:
Leve a alheira à actifry para fritar. Corte a broa em palitos grossos e frite-os na actifry com um pouco de azeite.
Retire a pele à alheira, retire montinhos coma a ajuda de uma colher de sobremesa e coloque-os em cima da broa. Junte uma azeitona utilizando palitos, como se vê na foto.
Bom Apettite!!!









quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Bolinhos de canela


Num dos meus passeios pela blogosfera, tropecei neste bolinhos de canela que são uma verdadeira tentação...foram eles que me conseguiram animar, nestes dias em que as minhas energias andam por baixo ! Experimentem e confirmem!





Ingredientes:
-125 gr de manteiga
-1 ovo
-100 gr de açúcar amarelo
-300 gr de farinha
-canela em pó

Preparação:
Numa tigela mistura-se o açúcar com a manteiga, o ovo e a farinha.
Moldar bolinhos redondos e passá-los pela canela ( rolar de modo a que fiquem todos cobertos pela canela). Colocam-se num tabuleiro e vão ao forno pré-aquecido a 180º, durante cerca de 10/15 minutos. Deixar arrefecer fora do forno.
Bom Apettite!!!

Nota- receita adaptada do blog figo lampo da minha amiga Margarida.


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Almofadas de carne

Estes folhadinhos fazem as delicias de cá de casa, quer dos pequenos, quer dos grandes...são fabulosos.



Ingredientes:
-600 gr de massa folhada
-350 gr de carne de vaca picada
-1 cebola
-2 dentes de alho
-2 dl de leite
-40 gr de manteiga
-40 gr de farinha maisena
-1 ovo
-1 raminho de salsa
-sumo de limão q.b
-noz-moscada q.b
-sal e pimenta q.b


Preparação:
Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Num tacho ao lume, derreta a margarina, junte a cebola e os alhos e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até que a cebola fique douradinha. Adicione  a carne picada, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar, mexendo regularmente, até ganhar a cor.
Numa tigela, dissolva a farinha maisena no leite, junte ao tacho e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até engrossar. Retire do lume, adicione a salsa picada e tempere com um pouco de sumo de limão, noz-moscada, sal e pimenta se necessário. Deite depois a mistura numa tigela e deixe arrefecer.
Ligue o forno a 200º. Estenda a massa folhada, disponha uma colherada de recheio de carne por cima, pincele à volta com água, dobre e corte em rectângulo como vê foto.Repita a operação até terminar a massa e o recheio.

Disponha  os pastéis no tabuleiro salpicados com água, pincele-os com ovo batido e leve ao forno durante 25 a 30m ou até que fiquem bem douradinhos. Retire do forno, deixe arrefecer e depois sirva decorados a gosto.
Bom Apettite!!!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Robalos recheados com farinheira na Actifry








Ingredientes:
-Robalos
-1/2 farinheira
-manteiga
-coentros
-cebola
-tomate
-vinho branco
-sal q.b
-Limão
-alho picado


Preparação:
Lava-se os robalos, tempera-se com sal e o sumo de limão. Deixa-se temperar durante uma hora. Entretanto corta-se os tomates e a cebola as rodelas e coloca-se na actifry, acrescenta-se os robalos, já recheados com a farinheira. Por cima põe-se uns bocadinhos de manteiga, os alhos e rega-se com um pouco de vinho branco.Programa-se a máquina 20 a 25m.
Bom Apettite!!


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Caldo verde com coentros e cenoura


Nada melhor que uma sopinha quentinha, para nos aquecer deste frio que se instalou em Portugal. E esta é realmente muito boa.

Ingredientes:
-couves portuguesa
-800gr de batata
-2 cenouras
-1 cebola grande
-2 dentes de alho
-0,5dl de azeite
-coentros q.b.
-sal q.b.


Preparação:
Descasque e lave as batatas, a cebola e os dentes de alho, corte tudo em pedaços e deite para uma panela. Cubra com água, temperada com sal e leve ao lume 35m ou até que os legumes fiquem macios. Retire do lume, reduza a puré, rectifique os temperos e adicione mais água se necessário.
Descasque eleve as cenouras e rale-as. Arranje e lave as folhas de couve e corte-as depois em juliana muito fina. Junte a couve, a cenoura e o azeite à panela, leve novamente ao lume e deixe cozer até a couve ficar macia.
Retire do lume e sirva com folhas de coentros. Se quiser, pode juntar rodelas de chouriço.
Bom Apettite!!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Cup de fruta fresca

Nada melhor que acabar a semana com uma bebida deliciosa. A aparente simplicidade não a torna numa bebida menos apelativa, antes pelo contrário. Por isso cá em casa deliciamo-nos com ela. 





Ingredientes:
-1 lima
-100g de morangos
-4dl de sumo de laranja
-3dl de sumo de maracujá
-2dl de água com gás
-Gelo picado

Preparação:
Lave e corte a lima em pedaços. Lave e arranje os morangos.
Disponha num jarro o sumo de laranja, o sumo de maracujá e água com gás e misture bem.
Acrescente depois o gelo picado, os morangos e lima. Mexa e sirva decorado a gosto.
A receita original leva framboesa, eu substituí por morangos.
Bom Apettite!!!!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Que poema lindo, e que me toca profundamente......



Palavras para a Minha Mãe
mãe, tenho pena. esperei sempre que entendesses
as palavras que nunca disse e os gestos que nunca fiz.
sei hoje que apenas esperei, mãe, e esperar não é suficiente.

pelas palavras que nunca disse, pelos gestos que me pediste
tanto e eu nunca fui capaz de fazer, quero pedir-te
desculpa, mãe, e sei que pedir desculpa não é suficiente.

às vezes, quero dizer-te tantas coisas que não consigo,
a fotografia em que estou ao teu colo é a fotografia
mais bonita que tenho, gosto de quando estás feliz.

lê isto: mãe, amo-te.

eu sei e tu sabes que poderei sempre fingir que não
escrevi estas palavras, sim, mãe, hei-de fingir que
não escrevi estas palavras, e tu hás-de fingir que não
as leste, somos assim, mãe, mas eu sei e tu sabes.

José Luís Peixoto, in "A Casa, a Escuridão"



Tarte pastel de nata

Numa das minhas pesquisas pelas revistas de culinária, encontrei esta tarte que me chamou a atenção. Pela sua simplicidade,mesmo sendo tão simples não a torna um doce menos apelativo. 




Ingredientes:
-1 rolo de massa quebrada (eu fiz com massa folhada)
-300g de açúcar
-100g de farinha maizena
-7 gemas
-0,5l de leite
-2,5dl de água
-1 casca de limão
-1 pau de canela
-canela para polvilhar


Preparação:
Deite o açúcar para um tacho, junte a água, o pau de canela e a casca do limão, leve ao lume, deixe ferver durante 4 minutos e retire do lume.
Dissolva a farinha maisena no leite, junte ao tacho e leve de novo ao lume, mexendo sempre, até engrossar bem.Retire do lume, rejeite o pau de canela e a casca do limão e deixe arrefecer.
Ligue o forno a 200º. Forre uma tarteira de fundo amovível com a massa folhada e pique o fundo com um garfo. Junte as gemas ao creme anterior, mexa muito bem e verta dentro da tarteira.
Por último, leve ao forno durante 40 minutos ou até ficar douradinha. Retire, deixe arrefecer e depois sirva a tarte polvilhada com canela em pó e decorada a gosto.
Bom Apettite!!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Almôdegas de atum

Cozinhar é um gosto.Por isso envolvemo-nos em experiências culinárias que poderão ser uma descoberta, como por exemplo estas almôndegas de atum. Valeu  bem a pena pesquisar, porque realmente são muito boas.O paladar ao atum fica muito bem disfarçado.




Ingredientes:
-4 latas de atum
-2 fatias de pão de forma 
-1 dente de alho
-1 ovo
-1 dl de leite
-3 colheres de sopa de farinha
-2 colheres de sopa de polpa de tomate
-1 ramo de salsa picada
-1/2 farinheira
-sal e pimenta q.b
-ovo batido para passar
-pão ralado para passar
-farinha para passar
-óleo para fritar 

Preparação:
Deite as fatias de pão para um recipiente e regue-as com o leite. Escorra e desfaça bem o atum  e deite-o para uma tigela.
Descasque o alho, pique-o, junte ao atum, adicione também a salsa picada, o ovo batido, a polpa de tomate, a farinha e o pão bem escorrido.
Tempere com sal e pimenta e misture muito bem até ficar uma mistura moldável.
Molde almôndegas redondas com a mistura anterior, passea-as por farinha, por ovo batido e depois por pão ralado e leve-as a fritar em óleo até ficarem douradinhas.
Retire-as, deixe-as escorrer sobre uma folha de papel de cozinha.
Bom Apettite!!! 

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Fui ás compras...

  Sábado fui ás compras, vejam só o que comprei. Já andava à imenso tempo para o fazer, só que ainda não tinha tido oportunidade. Mas eis que chegou o momento...agora estou ansiosa para experimentar.
  
  
Produtos biológicos;bouquet de saladas e poejos  e o famoso Cardomomo. Estes produtos   podem-se encontrar em lojas gourmet e em ervanários.

Arroz 100% nacional, produzido nas Lezírias Ribatejanas. Comercializado pelo próprio   produtor.Este é um arroz de altíssima qualidade, natural, sem produtos químicos, que possam prejudicar a nossa saúde e o ambiente. Sabem onde encontrei estes produtos.. no Modelo. Para mim este é o melhor arroz, fica solto e firme. E o outro pacote, são as sementes de mostarda.
 

A combinação perfeita...

Tive imensos pedidos para postar as contas que tinha. Aqui estão elas...espero que sejam do vosso inteiro agrado.

Sonhos sentimentos e emoções...




segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Uma oferta original......O dia em que te conheci!

Existem várias versões sobre a origem do dia de S. Valentim... Esta é uma delas:

As tradições deste antigo feriado religioso remontam à era do império romano, altura em que se celebravam os festivais pagãos de Lupercália. Na Antiga Roma, Fevereiro era o mês oficial de início da Primavera e era considerado tempo de purificação. O dia 14 de Fevereiro era um feriado dedicado à Deusa Juno, rainha de todos os Deuses e Deusa das mulheres e do casamento. No dia seguinte tinha início a Lupercália, que celebrava o amor e a juventude. No decorrer das festividades eram sorteados nomes de modo a formarem casais, que ficariam juntos enquanto durasse o festival. Muitas vezes os casais apaixonavam-se e casavam. Na tentativa de fazer a transição entre o paganismo e o cristianismo, os primeiros cristãos substituíram os nomes dos enamorados por nomes de santos e mártires, conciliando as festividades com a religião que professavam. São Valentim, um sacerdote romano preso, torturado e finalmente morto a 14 de Fevereiro de 269 d.C. por realizar casamentos em sigilo absoluto violando um decreto que proibía os mesmos (com o objectivo de angariar mais soldados para a frente de batalha), foi tornado o patrono dos enamorados e a adaptação da Lupercália ao cristianismo ficou consumada.
(fonte Internet)

Hoje em dia, o dia de S. Valentim é uma oportunidade para as pessoas expressarem amor, consideração e amizade não só pelos namorados mas também pela família e amigos.
    Grande
    Médio
    Pequeno