quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Chanfana
A chanfana é um prato de Portugal,típico da Beira Litoral. É um dos pratos tradicionais mais famosos, cozinhada nos caçoilos de barro preto do Olho Marinho concelho de Vila Nova de Poiares. Este concelho constituiu a Confraria da Chanfana e possui o registo da marca: Vila Nova de Poiares Capital Universal da Chanfana. O concelho de Miranda do Corvo é conhecido por ser a Capital da Chanfana que terá nascido em Semide. Em Vila Nova de Poiares, Miranda do Corvo, Lousã, Góis e outros concelhos desta região existem dois pratos únicos derivados da chanfana: a Sopa de Casamento e o Negalho.
A minha infelizmente não é cozinhada nos caçoilos de barro nem em forno de lenha, mas fica muito boa na mesma.É um prato de eleição cá em casa.
Ingredientes:
-carne de cabra, vinho tinto, banha de porco, colorau, louro, cabeças de alho, sal e piri-piri. Para preparar,coloca-se a carne de cabra num caçoilo de barro preto ou num tacho e tempera-se com os ingredientes. No final, rega-se com vinho tinto que deve ser de boa qualidade. Vai ao forno de lenha ou não, cerca de quatro a cinco horas e deixa-se lá ficar até apurar muito bem.
Bom apettite!!!
Que vergonha, nunca comi chanfana, apesar de saber o que é...acho que tenho que fazer uma visita ai...hehe.
ResponderEliminarbjsss
Olaaaa minha querida!
ResponderEliminarChanfana acho q nunca comi, mas pelo aspecto parece ser mto bom! :D
Vou tirar um naquinho pra provar pode ser? eheheheh
Beijocas doces como tu *.*
Olá Irene. Vim retribuir a visitinha lá no Figo Lampo. Gostei muito do seu cantinho também. E adoro uma boa chanfana!
ResponderEliminarbeijinho
Não conhecia a Chanfana. Eu adoro pratos típicos! Bjs
ResponderEliminarOlá Irene!
ResponderEliminarSeu blog é muito saboroso!!!!!
Obrigada por sua visita e por me seguires.
Oláaaaaaa, poi é comi este partinho à uns bons anos na zona de Coimbra, mas não apreciei. Acredito que também fosse devido à confecção, porque na altura foi acabado à pressa e a carne estava muito rija e a saber a vinho. Mas tenho de provar novamente, acredito que mude de ideias. Beijinhos doces
ResponderEliminarTeresa, sou uma visitante regular do seu blog e não posso deixar de lhe dizer que falta um elemento muito importante na receita da chanfana: pés de cravinho.
ResponderEliminarEste tempero é o que dá o toque especial, e esta carne tem que ser temperada com 24 horas de antecedência antes de ir para o forno. A cebola só se coloca momentos antes de ir a assar.
Diz-lhe uma natural do Distrito de Coimbra, Concelho de Penacova, Freguesia de Lorvão.
Um abraço,
Rosa Ribeiro
Amiga Rosa tem toda a razão o cravinho é muito importante, por lapso é que não coloquei na receita.
ResponderEliminarObrigada por me chamar atenção.
bjs docinhos
ai ai... eu adoro chanfana. E estou na terra dela eheh
ResponderEliminar