A chanfana é um prato de Portugal,típico da Beira Litoral. É um dos pratos tradicionais mais famosos, cozinhada nos caçoilos de barro preto do Olho Marinho concelho de Vila Nova de Poiares. Este concelho constituiu a Confraria da Chanfana e possui o registo da marca: Vila Nova de Poiares Capital Universal da Chanfana. O concelho de Miranda do Corvo é conhecido por ser a Capital da Chanfana que terá nascido em Semide. Em Vila Nova de Poiares, Miranda do Corvo, Lousã, Góis e outros concelhos desta região existem dois pratos únicos derivados da chanfana: a Sopa de Casamento e o Negalho.
A minha infelizmente não é cozinhada nos caçoilos de barro nem em forno de lenha, mas fica muito boa na mesma.É um prato de eleição cá em casa.
Ingredientes:
-carne de cabra, vinho tinto, banha de porco, colorau, louro, cabeças de alho, sal e piri-piri. Para preparar,coloca-se a carne de cabra num caçoilo de barro preto ou num tacho e tempera-se com os ingredientes. No final, rega-se com vinho tinto que deve ser de boa qualidade. Vai ao forno de lenha ou não, cerca de quatro a cinco horas e deixa-se lá ficar até apurar muito bem.
Bom apettite!!!