No Outono os dias e as noites tornam-se mais frescos, e já podemos começar a deixar as nossas cozinhas mais quentes, e a preparar pratos um pouco mais encorpados. Esta sopinha até aquece a nossa alma...
Ingredientes:
700 g de carne de porco
Cabeça de porco
1 orelha de porco
1 chouriço de carne pequeno
1 morcela
1 farinheira
800 g de batatas
1kg g feijão vermelho
2 cebolas
1 couve lombarda
4 dentes de alho
4 colheres de sopa de tomate
4 colheres de sopa de Azeite Clássico Espiga
1lher de chá de pimentão doce
1 folha de louro
hortelã q.b
sal e piripiri q.b
Preparação:
Demolhe o feijão em água de um dia para o outro. No dia, arranje as carnes, descasque os alhos e as cebolas e pique-os finamente. Coza o feijão com as carnes, os enchidos, a cebola, o alho, o azeite Espiga e a folha de louro. Retire os enchidos e as carnes à medida que vão ficando cozidos, corte as carnes e a orelha em pedaços pequenos e os enchidos em rodelas.
Quando o feijão estiver macio, retire do lume, rejeite o louro e reserve algum feijão. Junte, ao tacho, a polpa de tomate e o pimentão-doce, reduza a puré, adicione mais água se necessário e rectifique o sal. Leve novamente ao lume até ferver.
Descasque as batatas, corte-as em cubinhos, junte-os ao tacho juntamente com a couve lombarda e deixe cozinhar até que fiquem macios. Adicione depois o feijão que reservou, as carnes e os enchidos, rectifique novamente o sal, tempere compiripiri, junte folhas de hortelã, deixe ferver, retire do lume e sirva bem quente.
Este e novo azeite da Espiga tem um leve aroma frutado e um toque adocicado, que combina na perfeição com esta bela sopa ou com qualquer outro prato.
Este e novo azeite da Espiga tem um leve aroma frutado e um toque adocicado, que combina na perfeição com esta bela sopa ou com qualquer outro prato.
AMOOOOOOOOOOOOO sopa da Pedra!!!!! Nunca arrisquei a fazer, nao sei se sou capaz!! Que tentação! Levo comigo a receita!
ResponderEliminarUAU TÁ UM BELO PRATO!
ResponderEliminarCOISA DELICIOSA DEVE SER ISSO!
Também gosto muito de sopa da Pedra...
ResponderEliminarUma bela sopa desta época...
e com uma fatia de pão alentejano acompanhar, uiiiiiiiiiiiii
estava super satisfeita...
parabéns