As tradições deste antigo feriado religioso remontam à era do império romano, altura em que se celebravam os festivais pagãos de Lupercália. Na Antiga Roma, Fevereiro era o mês oficial de início da Primavera e era considerado tempo de purificação. O dia 14 de Fevereiro era um feriado dedicado à Deusa Juno, rainha de todos os Deuses e Deusa das mulheres e do casamento. No dia seguinte tinha início a Lupercália, que celebrava o amor e a juventude. No decorrer das festividades eram sorteados nomes de modo a formarem casais, que ficariam juntos enquanto durasse o festival. Muitas vezes os casais apaixonavam-se e casavam. Na tentativa de fazer a transição entre o paganismo e o cristianismo, os primeiros cristãos substituíram os nomes dos enamorados por nomes de santos e mártires, conciliando as festividades com a religião que professavam. São Valentim, um sacerdote romano preso, torturado e finalmente morto a 14 de Fevereiro de 269 d.C. por realizar casamentos em sigilo absoluto violando um decreto que proibía os mesmos (com o objectivo de angariar mais soldados para a frente de batalha), foi tornado o patrono dos enamorados e a adaptação da Lupercália ao cristianismo ficou consumada.
(fonte Internet)
Hoje em dia, o dia de S. Valentim é uma oportunidade para as pessoas expressarem amor, consideração e amizade não só pelos namorados mas também pela família e amigos.
Grande Médio
Pequeno
Lindos!!!!!mais um presente que escolhia!
ResponderEliminarbjss e bom dia
lindos, amorosos, fofinhos e simplesmente encantadores.
ResponderEliminarBeijinhos minha querida amiguinha:))))
boa nooite, td bem?
ResponderEliminaradorei as novidades, parabéns.
fica bem,jinhos***
eu não conhecia esta história pq aqui no Brasil não comemoramos o da de São Valentim,mas sm em 12 de junho o dia dos namorados... mas é uma história bem interessante e bonita!!
ResponderEliminarbjs!!
adorei o casal...muito meigo!!