quinta-feira, 18 de março de 2010

Sável e ovas fritas

Em tempos, o sável fazia parte do quotidiano das populações ribeirinhas nesta época do ano. Hoje, é um pecado que é cada vez mais difícil de cometer.
 


    As ovas





Ingredientes:
-Sável
-sal
-farinha
-óleo 


Preparação:
Já em casa, aparei-lhe a cauda e as barbatanas, escamei-o e com muito cuidado rasguei-lhe a barriga. Seria um verdadeiro sacrilégio danificar-lhe as duas grandes ovas. Retirei-lhe depois as guelras e as vísceras, que mandei fora. 
Depois de lavado e, cortei-o às postas finíssimas, como devem ser cortadas as postas do sável. Em caso algum deverão ultrapassar os quinze milímetros. Coloquei as postas   e as ovas num tabuleiro, salpiquei-as com sal.
Levei ao lume uma frigideira com um pouco de óleo e, depois de aquecido, fui fritando as postas do sável passadas previamente por farinha. O sável deve ficar bem frito  para que as espinhas praticamente desapareçam. Devem sacudir-se bem as postas para não ficarem com muita farinha agarrada. Deixar fritar. Não pega. Volta-se apenas quando já estiver frito de um lado. Retira-se e coloca-se sobre um papel absorvente.
Bom Apettite!!

10 comentários:

  1. Que grande!!! As ovas são uma delícia, comia muitas vezes quando era pequena ;)
    Essas ficaram mesmo lindas, tostadinhas!
    Bjs,
    Madalena

    ResponderEliminar
  2. Preciosas fotografías, a primeira e fantástica... vaya peixe tan fermoso!!!
    A receita e simplemente deliciosa!!!.
    Saudos Irene.

    ResponderEliminar
  3. Esse peixe é enorme minha querida..faz-me lembrar os que o meu pai tem trazido..ele adora pescar..
    Deve ter ficado um belo pratinho..
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. que grande!!!!! loool. eu nao aprecio ovas mas as postas nao dispenso!!!! beijos

    ResponderEliminar
  5. Que belo peixe!!!!
    Quem se ia deliciar com essas ovos era o meu marido...ele adora!!!!

    ResponderEliminar
  6. Que peixe grande e bonito! Deve ter dado um belo e delicioso prato!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Irene!
    Fantástico o teu sável, um prato delicioso.
    Eu gosto muito de o acompanhar com açorda feita das ovas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. xiiiii que grande peixe!!!!
    E que grandes ovas....
    E um aspecto maravilhoso!!!

    ResponderEliminar
  9. uau, uau, uau, acho que as palavras fugiram do meu dicionário.....
    uau
    uau
    uau
    uau

    Beijinhos amiguinha linda:))

    ResponderEliminar
  10. Bom dia Irene

    Não sei se irá ver o meu comentário. Só lhe posso dizer que tenho saudades das suas espectaculares sugestões e dicas.
    Adorei este post sobre o sável e também o seu arroz de pato com cenoura.

    Boa semana.

    Isabel Tiago

    ResponderEliminar

Deixe o seu Tesouro!